Winnicott - A Teoria do Amadurecimento - Parte VII

Winnicott - A Teoria do Amadurecimento - Parte VII

  • 656 Alunos matriculados
  • 24 Minutos de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

Contato para Supervisão e Atendimento OnLine: 14-9.9772.3707
Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo

Aula em vídeo de 24 minutos. Acompanha roteiro de aula. 

Assista em seu computador, tablet ou smartphone, onde e quando quiser.

 A integração pela experiência pessoal

  • Para Winnicott, todos os estado do ser, inclusive os potenciais herdados, precisam ser experimentados para serem integrados na personalidade.
  • O que é a experiência para Winnicott.
  • A relação entre a ideia de experiência e o “sentimento de real”. 
  • O sentido do real  e a experiência genuína.
  • A diferença entre o sentido de real e o princípio de realidade de Freud.
  • A base da capacidade de experimentar o mundo e a si mesmo como real vem do ambiente e se encontra, em primeiro lugar, na ilusão de onipotência primitiva.
  • A importância de o ambiente ser pautado pelo ritmo do bebê.
  • A importância do não rompimento da continuidade do ser.
  • A capacidade de experimentar e a espontaneidade e a criatividade originária.
  • Quem não teve a base para ser, não consegue vivenciar a experiência.
  •  O  ambiente facilitador não é um modo x ou y ou z do agir, mas a capacidade de se identificar com aquele bebê em sua singularidade.
  •  A mãe tem que se adaptar ao bebê não a uma técnica.

Bibliografia

A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. Elsa Oliveria Dias. Imago Editora.

Psicólogos, pais, educadores, etc.

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo
"Contato para Supervisão e Atendimento OnLine: 14-9.9772.3707"

   

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo CRP 06/70116 Psicólogo. Psicanalista Membro Filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP Bauru. Fundador e docente do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Fundador da Livraria do Psicanalista. Curador do Projeto de Ensino a Distância da Livraria do Psicanalista. Autor do Livro “Vínculo mãe-bebê e conflitos edípicos em crianças com Psoríase – um estudo de Psicossomática Psicanalítica, publicado pela Editora Zagodoni. Coordenador do Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru.


Nenhuma descrição cadastrada.

Conteúdo Programático

  • 1. A integração pela experiência pessoal
  • experiencia de ser
Voltar ao topo