Término de Análise - uma contribuição

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"Foi excelente."
JOSILENE DA COSTA MORO BUENO
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Término de Análise - uma contribuição

                Quando se deve encerrar uma análise de abordagem psicanalítica? Em outras linhas teóricas, as quais buscam o alívio e o tratamento de sintomas, a resposta é simples: termina-se a terapia quando os sintomas foram removidos ou suficientemente abrandados, de acordo com a opinião indiscutível daquele que os sente: o paciente.

                Mas a psicanálise não tem como objetivo tratar sintomas. O objetivo da psicanálise é o autoconhecimento, adquirido por meio da aquisição de insight, ou seja, do tornar consciente o inconsciente (a remoção de sintomas é uma consequência, e nem sempre é o que motiva a terapia).

                Sendo assim, é necessário que outros parâmetros sejam considerados. Esta brevíssima aula não tem a intenção de abordar estes fatores, que poderiam ser indicativos de que a análise pode ter chegado ao fim, ou pode ser finalizada.

                Todo analista já se deparou com término de análise, quase sempre sugeridos pelo paciente. Portanto, estamos com frequência diante da questão: esta análise já chegou ao fim, ou pode ser finalizada com relativo sucesso?

                A presente aula aborda um único aspecto deste amplo problema. Contudo, este único aspecto pode nos dizer, sem delongas, se a análise não puder ser encerrada, pelo menos do ponto de vista do analista.

                Isso não significa que, caso este aspecto tenho sido alcançado, a análise passa ser finalizada, pois outras questões teriam que ser avaliadas. Mas ele pode nos facilitar muito a vida em diversos casos, indicando-nos que a análise ainda não chegou ao fim.

                A situação pode ser colocada assim: se o aspecto x não tiver ocorrido na análise ela não chegou a seu fim e, portanto não deve ser encerrada.

                O que é este aspecto x? É isso que será respondido na presente aula.

Sugestão de leitura:

Término de Análise - Casa do Psicólogo - Autor: Yeda Alcide Saigh

Psicólogos.

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo
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Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo CRP 06/70116 Psicólogo. Psicanalista Membro Filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP Bauru. Fundador e docente do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Fundador da Livraria do Psicanalista. Curador do Projeto de Ensino a Distância da Livraria do Psicanalista. Autor do Livro “Vínculo mãe-bebê e conflitos edípicos em crianças com Psoríase – um estudo de Psicossomática Psicanalítica, publicado pela Editora Zagodoni. Coordenador do Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru.


Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

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