Terapia de Casal e Família - Configurações Vinculares

Terapia de Casal e Família - Configurações Vinculares

Baseado em 4 avaliações
  • 707 Alunos matriculados
  • 10 Horas de duração
  • 6 Aulas
  • 6 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"Telma Ferraz. Excelente ,conteúdo,explicação, postura da professora, tudo muito bom. Parabéns"
Telma Leonor Gomes Ferraz Ferreira
mais avaliações

Curso em vídeo com duração de seis módulos e aproximadamente 10 horas. Acompanha roteiro de aula.

Assista em seu computador, Tablet ou Smartphone, onde e quando quiser. A partir do momento da compra você tem 1 ano para assistir esta aula (caso compre assinatura o prazo é o da sua assinatura).

A CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CASAL E FAMÍLIA 

Configurações Vinculares


Coordenação: Alexandra de Oliveira Sampaio CRP/6 88850 Psicóloga Clínica, especializada em Psicoterapia Psicanalítica pelo NPMR/UNIVEM/SP e Intervenção Psicossocial Jurídica FACHO/PE. Docente do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Bauru/SP.


Objetivo:

Aprimorar os conhecimentos teóricos e técnicos sobre a prática clínica psicanalítica com casal e família.


Aula 1 - Já disponível

Introdução a uma psicoterapia com casal e família: Por que uma psicoterapia com casal e família? Origem e considerações históricas da psicoterapia de casal e familiar. Rivalidade entre abordagem sistêmica e psicanalítica. Configurações vinculares inconscientes?

Referências:

GABBARD, Glen O. Tratamentos em psiquiatria dinâmica: terapia de grupo, terapia familiar e de casal e farmacologia. In: GABBARD, Glen O. Psiquiatria psicodinâmica na prática clínica. Cap. 5. 4 ed. Artmed: Porto Alegre, 2006. p. 108-121.

GOMES, Purificacion Barcia; PORCHAT, Ieda. História da abordagem psicanalítica no tratamento de casais. In: GOMES, Purificacion Barcia; PORCHAT, Ieda. Psicoterapia do casal. Cap. 1. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. p. 51-85. Coleção Clínica Psicanalítica.


            

Aula 2 - Já disponível

A Psicanálise de casal a partir da psicanálise clássica: conflito marital; escolha do parceiro; transferência, resistência e sintomas do casal na terapia. A teoria das relações de objeto aplicada à terapia de casal: Melanie Klein, Balint e Winnicott; a natureza do casamento; a escolha do parceiro; família de origem; abordagem terapêutica.

Referências:

GOMES, Purificacion Barcia; PORCHAT, Ieda. Psicoterapia do casal. Cap. 2, 3. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. p. 87-223. Coleção Clínica Psicanalítica. 



Previsão de lançamento - Já disponível

A terapia de casal a partir da psicanálise neo-kleiniana: a visão contemporânea; mundo representacional; simbiose, introjeção e identificação; identidade e intimidade; estruturas representacionais que predispõem o conflito. Terapia de casal na pós-modernidade: a contratransferência como foco; o terapeuta vulnerável e participante.

Referências:                               

GOMES, Purificacion Barcia; PORCHAT, Ieda. Psicoterapia do casal. Cap. 4 e 5. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. p. 87-223. Coleção Clínica Psicanalítica. 



Previsão de lançamento 05/07/2018

Alguns conceitos básicos do atendimento com casal e a família: Mito familiar. O inconsciente e a escolha conjugal. O paciente identificado. A família no divã. A comunicação (ou não) familiar. O casal e a família na contemporaneidade. Amor e paixão. A psicoterapia breve.

Referências:

DIAS, Maria Luiza. O que é Psicoterapia de Família. 2. ed. SP: Brasiliense, 2006. p. 15- 33; 46-71. (Coleção Primeiros Passos). 


Previsão de lançamento 25/07/2018

Os Vínculos, A intersubjetividade, O inconsciente e o Aparelho psíquico do casal e da família: Transmissão psíquica geracional. Segredo familiar. Tipologia do casal (neurótico, narcísico e anaclítico). Psicopatologia dos vínculos de casal e da família.

Referências:

CORREA, Olga Ruiz. Segredos de família. In: RAMOS, Magdalena (org.). Casal e família como paciente. 2. ed. São Paulo: Escuta, 1999. p. 51-68.

HARTMANN, Borba I; SCHESTATSKY, S. Transmissão do psiquismo entre as gerações. Revista Brasileira de Psicoterapia on-line. RS: UFRGS, 2001. Disponível em: < http://www.rbp.celg.org.br/detalhe_artigo.asp?id=60>. Acesso em: 02/11/2017.

HEGENBERG, Mauro. Psicoterapia Breve De Casal. 1 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2016. p. 285-298. Coleção Clínica Psicanalítica. SERÁ TIRADO DEPOIS 

                                                                                              

Previsão de lançamento 15/08/2018

Considerações Técnicas: Transferência e contratransferência na terapia de casal e de família. Resistências. Defesas. O papel e o lugar do terapeuta. Técnica e interpretação. Indicação e contraindicação. Indicações e objetivos da terapia de casal. Diferentes tipos de enquadre. O contrato terapêutico.

Referências:

GOMES, Isabel Cristina. O papel e o lugar do terapeuta. In: Uma clínica específica com casais: contribuições teóricas e técnicas. Cap. 5. São Paulo: Escuta/Fapesp, 2007. p. 73-92.

GOMES, Purificacion Barcia; PORCHAT, Ieda. Psicoterapia do casal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. p. 7-49. Coleção Clínica Psicanalítica. 

HEGENBERG, Mauro. Psicoterapia Breve De Casal. 1 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2016. p. 239-262; 299- 304. Coleção Clínica Psicanalítica. SERÁ TIRADO DEPOIS


Psicólogos

Alexandra de Oliveira Sampaio
"Alexandra de Oliveira Sampaio CRP/6 88850 Psicóloga Clínica, especializada em Psicoterapia Psicanalítica pelo NPMR/UNIVEM/SP e Intervenção Psicossocial Jurídica"


Alexandra de Oliveira Sampaio CRP/6 88850 Psicóloga Clínica, especializada em Psicoterapia Psicanalítica pelo NPMR/UNIVEM/SP e Intervenção Psicossocial Jurídica FACHO/PE. Docente do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Bauru/SP.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Introdução a uma psicoterapia com casal e família
  • 1. A Psicanálise de casal a partir da psicanálise clássica
  • 1. A terapia de casal a partir da psicanálise neo-kleiniana
  • 1. Alguns conceitos básicos do atendimento com casal e a família
  • 1. Os Vínculos, A intersubjetividade, O inconsciente e o Aparelho psíquico do casal e da família
  • 1. Considerações Técnicas: Transferência e contratransferência na terapia de casal e de família. Resistências.
  • Casal e família
Voltar ao topo