TDAH, Depressão, TOC e Pânico, são problemas químicos ou emocionais?

TDAH, Depressão, TOC e Pânico, são problemas químicos ou emo

Baseado em 59 avaliações
  • 661 Alunos matriculados
  • 40 Minutos de duração
  • 2 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos


"penso que poderia ter mais informação."
carlos alberto de oliveira sobrinho
mais avaliações

Aula em Vídeo de aproximadamente 40 minutos.

Atenção: O objetivo da categoria de Dicas Rápidas é abordar um assunto bem específico de cada vez, com grande responsabilidade científica, mas sem aprofundamentos teóricos e clínicos sobre o tema. 

Assista em seu computador, Ipad ou Smartphone, onde e quando quiser. A partir do momento da compra você tem 1 ano para assistir esta aula.

No dia a dia de nosso trabalho, somos constantemente colocados em cheque por professores, psicólogos escolares, diretores de escola, psiquiatras, pais de clientes, que afirmam que TDAH e depressão, por exemplo, são alterações químicas que devem ser tratadas com medicação. Ou que são comportamentos disfuncionais que precisam ser corrigidos. Ou que são pensamentos e crenças disfuncionais que precisam ser corrigidos. Garantem que o tratamento correto para estes casos é medicação e/ou terapia cognitivo/comportamental.

Como é que nós, profissionais que trabalhamos com as emoções, podemos defender nossa técnica e nossos objetivos diante destes profissionais?

Por que não podemos perder a crença em nosso trabalho e como defender sua importância?

Qual a diferença entre a medicação, o tratamento cognitivo comportamental e a psicanálise?

É verdade que a psicanálise é menos eficiente do que estas técnicas no caso das patologias citadas acima?

Com que argumentos iremos nos defender quando nos disserem que o tratamento psicanalítico é muito demorado e que é melhor então fazer uma terapia mais breve?

Qual a riqueza de nosso trabalho e o que faz um psicanalista com pacientes com TOC, depressão, pânico e TDAH?

Serão apresentados alguns exemplos de causas emocionais e conflitos inconscientes por trás destas patologias.

Psicólogos, pais, educadores e psiquiatras.

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo
"Psicólogo CRP 06/70116.. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. "

   

Psicólogo CRP 06/70116. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Saúde UNESP - Bauru. Psicólogo Clínico.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. TDAH, Depressão, TOC e Pânico, são problemas químicos ou emocionais?
  • 2. TDAH, Depressão, TOC e Pânico, são problemas químicos ou emocionais? Parte 2
  • TDAH, Depressão, TOC e Pânico, são problemas químicos ou emocionais?
Voltar ao topo