Psicanálise de Crianças - Origens

Psicanálise de Crianças - Origens

Baseado em 23 avaliações
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  • 50 Minutos de duração
  • 2 Aulas
  • 1 Módulos
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"Muito obrigado. Ainda não fora para Klein, mas a aula foi clara e sucinta; além disso, me clareou espaços dúbios, já que o Édipo mais cedo era uma realidade para mim, sem, no entanto, haver lido nada a respeito. "
Jose Geraldo Moreira
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Psicanálise de Crianças – Origens

A presente aula é um resumo do clássico texto de Melanie Klein: “Simpósio sobre análise de crianças (1927)”.

Neste texto Klein apresenta os principais pilares da sua técnica do brincar e a contrapõe aos métodos utilizados na mesma época por Anna Freud (filha de Freud).

Até então, Melanie Klein estava apenas interessada em expor suas ideias conforme as desenvolvia a partir da análise de crianças pequenas. Mas neste texto ela muda o tom e confronta com seriedade e firmezas impressionantes as ideias de Anna Freud, de quem discorda em quase todos os pontos centrais sobre a análise de crianças.

Os principais temas abordados na aula são:

1)    O pequeno Hans e a primeira análise de uma criança.

2)     O pensamento de Freud sobre análises de criança.

3)    A influência de Freud nas psicanalistas infantis da época, principalmente Anna Freud e Hermine Hug-Hellmuth.

4)    Quais os pilares da psicanálise de crianças na visão de Melanie Klein (e que são válidos ainda hoje).

5)    A divergência de opinião entre Anna Freud e Melanie Klein nos seguintes aspectos:

  • Sobre se a psicanálise de crianças é igual ou diferente da de adultos.

  • Sobre a técnica de brincar como geradora de simbolismo.

  • Sobre a associação livre na criança.

  • Sobre a transferência negativa.

  • Sobre a neurose de transferência.

  • Sobre o uso de métodos pedagógicos e diretivos.

  • Sobre a relação com os pais.

  • Sobre a imaturidade mental das crianças.

  • Sobre a análise do complexo de Édipo e sobre o Édipo como conceito.

  • Sobre a análise do superego e sobre o superego como conceito.

  • Sobre a indicação de análise para crianças.

  • Sobre a imparcialidade do analista.

  • Sobre a análise da transferência negativa.

    Bibliografia

  • O Pequeno Hans (Análise de uma fobia em um menino de cinco anos)

  • Simpósio sobre análise de crianças (1927) em Amor, Culpa e Reparação, Editora Imago (1996) (livro esgotado no fornecedor)

  • CLIQUE AQUI E VEJA OPÇÕES DE FAMÍLIAS TERAPÊUTICAS PARA CLÍNICA COM CRIANÇAS

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Psicólogos infantis.

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo
"Psicólogo CRP 06/70116.. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. "

   

Psicólogo CRP 06/70116. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Saúde UNESP - Bauru. Psicólogo Clínico.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Simpósio sobre análise de crianças Parte 1
  • 2. Simpósio sobre análise de crianças Parte 2
  • Psicanálise de Crianças - Origens
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