
O Silêncio nas consultas II. A visão de winnicott.
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O silêncio na Psicanálise II - A visãode Winnicott
Aula em vídeo de 2h34m. Acompanha roteiro de aula para ser baixado em formado Word.
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Programação
Tema: O silêncio na Psicanálise. O silêncio do paciente e o do analista. Os vários sentidos do silêncio na psicoterapia. O problema dos pacientes quietos e o silêncio como comunicação. O analista que fala muito e o que fala pouco. Os excessos de comunicação e os conluios verbais dentro da análise. O silêncio, o isolamento e suas relações com a angústia de separação.
O silêncio como resistência.
O silêncio como trabalho de elaboração.
O silêncio pela ausência de sentido.
O silêncio pelo vazio, como comunicação primitiva de conteúdos não-simbolizados.
Mas como discriminá-los? Como escutar analiticamente o silêncio?
Essa aula, baseada especialmente nos estudos de Winnicott acerca da comunicação no setting analítico, visa oferecer um vértice de compreensão para o fenômeno do silêncio na clínica psicanalítica.
Winnicott, amplifica a perspectiva comum de se considerar o silêncio como resistência ao estudar os aspectos diversificados da comunicação humana a partir das relações mãe-bebê, e nos propõe compreender o silêncio sob o vértice das relações objetais e da aquisição ou não do que ele chamou de “capacidade de estar só”.
O Silêncio como um fenômeno que expressa algo da condição interna do sujeito na sessão.
O silêncio e a qualidade dos relacionamentos objetais.
Escutar o silêncio.
O silêncio no sofrimento neurótico,
Compreendo que em cada uma dessas modalidades de sofrimento, o silêncio pode ter um significado singular. E tal compreensão pode nortear o caminho mais adequado a se seguir em termos de intervenção.
COMUNICAÇÃO E SILÊNCIO - AS CONTRIBUIÇÕES DE WINNICOTT:
- A normalidade do silêncio.
- Formas de comunicação.
- Relações de objeto subjetivas e objetivas.
- A capacidade de ficar só,.
- O núcleo do eu.
- Assim, quando tudo corre bem, e o desenvolvimento da criança transcorre sem grandes incidentes, a integração psíquica se consolida, a criança segue seu trajeto “de Narciso a Édipo” suficientemente protegida, e a capacidade para estar só se estabelece como resultado de um bom provimento ambiental. Se esse processo, contudo, é excessivamente permeado de turbulências, experiências traumáticas começam a desorganizar o psiquismo da criança e, em reação a essas experiências intrusivas, defesas como o split (cisão) e a dissociação começam a surgir para proteger o ego imaturo de ameaças insuportáveis.
- Esses processos defensivos acionados precocemente vão afetar as relações objetais do sujeito, e consequentemente, sua forma de comunicação nas relações interpessoais.
Não-comunicação simples
Não-comunicação ativa
Comunicações verdadeiras,
Silêncio tenso (sinal de fracasso na comunicação) ≠ silêncio como não-comunicação positiva (“não estou me comunicando”, ou sinal de uma capacidade para estar só).
Conluios verbais
Silêncio do retraimento esquizoide.
Retraimento e Regressão (1954) :
SOBRE O SILÊNCIO DO ANALISTA:
Referências Bibliográficas:
(2) A Capacidade para estar só (Winnicott, 1963 – O Ambiente e os processos de Maturação)
(3) Barulho. Silêncio. Trabalhando com os ecos da pulsão de morte. (Minerbo, 2016 – Revista Brasileira de Psicanálise – Vol 50)
(4) Comunicação e Silêncio: o problema dos paciente esquizoides (Mello Filho, 2001/2011 – O Ser e o Viver – Uma visão da obra de Winnicott)
(5) Sonhar, Fantasiar, Viver (Winnicott, 1971 – O Brincar e a Realidade)
(6) Retraimento e Regressão (Winnicott, 1954 – Da Pediatria à Psicanálise)
Psicólogos e estudantes de graduação.
Psicóloga Clínica. Formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Bauru). Especializada em Psicoterapia Psicanalítica pela Universidade de São Paulo (USP – São Paulo). Docente do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru e da Faculdade Anhanguera de Bauru.
Endereço Profissional:
Rua José Ferreira Marques, 11-67
Vila Universitária
Bauru SP
Telefone: 14-3223.4725
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Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado:
- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC?
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- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM?
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(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)
Conteúdo Programático
- 1. O Silêncio nas Consultas II
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