Narcisismo e Psicopatologias Contemporâneas

Narcisismo e Psicopatologias Contemporâneas

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Narcisismo e Psicopatologias Contemporâneas

  • O Narcisismo como operador conceitual entre a teoria psicanalítica, a cultura e a psicopatologia contemporânea.

  • O que é o contemporâneo? Qual sua relação com a psicopatologia psicanalítica.

  • O narcisismo como ponto de fixação das psicopatologias contemporâneas: depressões, transtorno do pânico, drogadições, síndrome borderline, etc.

  • Qual o contexto sócio histórico destas formas de sofrer?

  • A concepção de modernidade (o que é o sujeito moderno?). O homem como ser de consciência, livre e autodeterminado.

  • A ideia de um homem livre e autodeterminado se sustenta?

  • A crise da subjetividade moderna.

  • A perda dos referenciais identitários na subjetividade contemporânea, e a angústia e insegurança que isso causa.

  • A dificuldade de se construir uma identidade sem referenciais sólidos.

  • O aumento de angústia e a falta de sentido na atualidade.

  • A Sociedade do Espetáculo e a Cultura do Narcisismo.

  • A psicanálise e as novas formas de subjetivação.

  • O tipo de escolha de objeto narcísica.

  • O aprisionamento em uma imgem falsa de si mesmo e a necessidade de ser visto para sentir-se inteiro.

  • O narcisismo como momento constituinte do Eu.

  • As consequências das falhas na constituição do narcisismo.

Psicólogos.

Erico Bruno Viana Campos
"Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre (2004) e doutor (2009) em Psicologia pela Universidade de São Paulo."


Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre (2004) e doutor (2009) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor universitário e psicoterapeuta de orientação psicanalítica. Atualmente é professor assistente doutor do departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP Bauru, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, em nível de graduação e pós-graduação, sendo líder do grupo de pesquisa do CNPq "Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura", coordenador do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas em Psicanálise (NEEPPSICA) e orientador no programa de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Tem experiência na área de Psicologia e Psicanálise, com ênfase em História, Teorias e Sistemas em Psicologia e Teorias Psicanalíticas, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise (metapsicologia, teoria do desenvolvimento, psicopatologia e teoria da técnica), fenomenologia e existencialismo, fundamentos epistemológicos e históricos da psicologia, metodologia de pesquisa, psicologia do desenvolvimento e saúde mental.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

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