Não sei o que interpretar! O que fazer?

Baseado em 11 avaliações
  • 320 Alunos matriculados
  • 16 Minutos de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos


"Excelente!"
Bruno José Araújo de Resende
mais avaliações

Aula em vídeo de 16 minutos. Acompanha roteiro de aula.

Assista em seu computador, Tablet ou Smartphone, onde e quando quiser. A partir do momento da compra você tem 1 ano para assistir esta aula (caso compre assinatura o prazo é o da sua assinatura).

Não sei o que interpretar! O que fazer? ou Capacidade Negativa

Bibliografia: Zimerman, D. Manual de Técnica Psicanalítica uma re-visão. Artmed, Porto Alegre, 2004.

Capacidade negativa foi um termo cunhado por Bion e que diz respeito à capacidade que o analista deve ter de suportar o não saber.

Todo analista gostaria de entender algo a mais sobre aquilo que o paciente está falando. Fazer interpretações, demonstrar ao paciente coisas que ele não viu ou sobre as quais ainda não refletiu, e que o fazem de alguma forma entender melhor uma situação ou ter um insight.

Contudo, muitas vezes o tempo vai passando e o analista não consegue pensar em nada para falar, não pensa em nenhuma relação entre o que o paciente diz e outros conteúdos. O fato de não saber o que é que está se passando na sessão desperta no analista angústia. O ser humano em geral não gosta do vazio e da falta de respostas, mas algumas pessoas sentem uma espécie de pavor diante dessa situação.

Analistas inexperientes e que querem demonstrar serviço, ou muito narcísicos, ou muito exigentes consigo mesmo, ficam muito aflitos e se sentem na obrigação de encontrar o que falar ou dar uma interpretação arguta ou inteligente ao paciente. Sente que se não fizerem isso não estão trabalhando.

Bion diz que o analista que consegue suportar o não saber possui uma capacidade negativa, ou seja, capacidade de ficar no vazio. Se o analista não tem essa capacidade, suas interpretações terão uma finalidade diferente. Não terão mais a finalidade de realmente interpretar, mas de aliviar sua própria angústia. 

O que o analista deve fazer nessas situações?

1 mês Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 mês após a matrícula.

Psicólogos.

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo
"Psicólogo CRP 06/70116.. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. "

   

Psicólogo CRP 06/70116. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Saúde UNESP - Bauru. Psicólogo Clínico.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Não sei o que interpretar! O que fazer?
  • Capacidade negativa
Voltar ao topo