Inveja e Gratidão

Inveja e Gratidão

Baseado em 23 avaliações
  • 661 Alunos matriculados
  • 02 Horas de duração
  • 2 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"Excelente abordagem de um assunto de tal significância no contexto da psicanálise clínica , apresentando sensibilidade e objetividade. "
Tess Rafaella de Oliveira Koury Alves
mais avaliações

Aula em vídeo de 1h50 minutos. Acompanha roteiro de aula para ser baixado em formado Word.

Assista em seu computador, Tablet ou Smartphone, onde e quando quiser. A partir do momento da compra você tem 1 ano para assistir esta aula.

Inveja e Gratidão

A presente aula apresenta os conceitos de Inveja e de Gratidão de acordo com o referencial psicanalítico.

Os seguintes temas serão abordados, entre outros:

1) Etimologia do termo Inveja.

2) A Inveja como pecado capital e o motivo de ela ser o principal deles.

3) O conceito de Inveja.

4) Inveja, ciúme e voracidade: três estados intimamente relacionados e suas diferenças.

5) A inveja está presente na humanidade desde tempos primevos, na biblia, na mitologia, na literatura.

6) A Inveja em Freud. A inveja do pênis na menina.

7) A Inveja em Melanie Klein: A inveja em relação ao amor e à gratidão. O componente constitucional da Inveja. A inveja e sua origem na relação do bebê com o seio materno. A inveja e o instinto de morte. A inveja e o instinto de vida.

8) Tipos de Inveja.

9) Defesas contra a inveja: Denegrimento das boas qualidades do outro; Desvaloriação do Self; Projeção; Idealização do objeto invejado; Suscitar inveja nos outros; Abafamento de sentimentos de amor e intensificação dos de ódio.

10) A inveja em Bion.

11) A inveja em Winnicott.

12) A inveja na vida cotidiana.

13) Gratidão. O conceito de gratidão e sua relação com a inveja. Por que a gratidão é o mais evoluido dos sentimentos humanos?

14) Diferença entre inveja e admiração.

15) Inveja e gratidão no consultório psicológico. 

16) Uma poesia ilustrando a inveja.

17) Uma música ilustrando a gratidão.

Psicólogos.

Elza Magnoler
"Psicóloga CRP 06/1606. Psicanalista Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). "


Psicóloga Clínica. CRP 06/1606 Psicanalista Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).  Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Ex-docente da Universidade do Sagrado Coração (USC Bauru), da Universidade Estadual Paulista (UNESP Bauru), da Universidade de São Paulo (USP Bauru). Professora e Orientadora do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica da Universidade Eurípides da Rocha, em parceria com o Núcleo de Psicanálise de Marília e Região. Docente do Núcleo de Psicanálise de Araçatuba (NEPA). Fundadora, Diretora e Docente do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru e da Livraria do Psicanalista.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Inveja e Gratidão - Parte 1
  • 2. Inveja e Gratidão - Parte 2
  • Inveja e Gratidão
Voltar ao topo