Interpretações Transferenciais e Contratransferenciais

Interpretações Transferenciais e Contratransferenciais

Baseado em 16 avaliações
  • 633 Alunos matriculados
  • 01 Hora de duração
  • 2 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos


"Muito bom, trouxe vários aspectos esclarecedores."
Gustavo Rodrigo Sinhoretti
mais avaliações

Aula em vídeo de 1h10 minutos. Acompanha roteiro de aula para ser baixado em formado Word.

Assista em seu computador, Tablet ou Smartphone, onde e quando quiser. A partir do momento da compra você tem 1 ano para assistir esta aula.

Interpretações Transferenciais e Contratransferenciais

A presente aula é um resumo do texto "Interpretação: o passado no presente." da psicanalista britânica do grupo kleiniano Ruth Riesemberg Malcolm. O texto é um dos capítulos do livro Melanie Klein Evoluções (ver bibliografia abaixo).

A transferência é o eixo em torno do qual gira todo o trabalho clínico em psicanálise. Descoberta por Freud no início do século XX, a transferência foi a princípio interpretada como uma resistência e como um obstáculo ao trabalho clínico. Com o tempo, a compreensão deste fenômeno levou Freud e seus seguidores a considerar a transferência o principal fenômeno clínico e a mais importante ferramenta de trabalho analítico. A transferência é o palco no qual são revividos os traumas e as antigas relações de objeto dos pacientes, ou seja, repete-se na transferência a patologia do paciente, mas, agora, vivida em estado puro e na relação com o analista. Assim, obtém-se a possibilidade de dar um desfecho diferente daquele que um dia gerou os sintomas neuróticos e psicóticos do paciente, promovendo mudanças estruturais e profundas em suas relações de objeto atuais e antigas (com seus objetos internos infantis).

Neste texto a autora nos mostra a importância das interpretações transferenciais e apresenta exemplos clínicos. O professor Guilherme apresentará ainda outros exemplos clínicos.

A intenção da autora do artigo, e consequentemente desta aula, é ressaltar três pontos importantíssimos sobre a clínica psicanalítica.

1) Ao interpretar a transferência o analista está interpretando passado e presente ao mesmo tempo.

2) A resolução dos conflitos do paciente pode ser alcançada com a interpretação da transferência. 

3) As interpretações que se referem à história passada do paciente não são objetivo do trabalho analítico, mas servem para dar ao paciente um sentido de continuidade.

Bibliografia

Melanie Klein Evoluções - Elias Mallet da Rocha Barros, Editora Escuta, 1989.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Psicólogos Clínicos.

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo
"Psicólogo CRP 06/70116.. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. "

   

Psicólogo CRP 06/70116. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Saúde UNESP - Bauru. Psicólogo Clínico.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Interpretações Transferenciais e Contratransferenciais Parte 1
  • 2. Interpretações Transferenciais e Contratransferenciais Parte 2
  • Interpretações Transferenciais e Contratransferenciais
Voltar ao topo