Estrutura e Constituição do Campo Psicanalítico

Estrutura e Constituição do Campo Psicanalítico

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"Nota -se que o Professor tem grande conhecimento sobre o assunto, porém para mim, tive muita dificuldade em compreender o que estava tentando expor, trouxe a teoria de Renato Mezan, pois pessoalmente acho muito complexa. A fala do Professor é rápida e tom de voz é baixa, as vezes torna -se difícil o entendimento! Fiz a avaliação por duas vezes, sinceramente não consegui sintonizar sobre a exposição do Professor, realmente por minha parte não houve compreensão, pois acho importante que as aulas sejam divididas em mais tópicos, pois da forma que se apresenta está cansativa! Respeitosamente, Hélio de Lima Júnior.06/01/2019."
Helio de Lima Junior
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Estrutura e Constituição do Campo Psicanalítico

Apresentação:

Apresentação das balizas históricas e estruturais de constituição do campo psicanalítico, por meio da apresentação de um panorama do movimento psicanalítico, com seus modelos, escolas e paradigmas.

Conteúdo:

Caracterizar a estrutura do campo psicanalítico a partir da concepção de Mezan sobre a história da psicanálise;

Problematizar os limites, impasses e aberturas do campo psicanalítico tal como constituído por Freud;

Compreender a organização do campo psicanalítico pós-freudiano, bem como suas problemáticas e desenvolvimentos principais no âmbito da teoria, da clínica e da cultura;

Caracterizar os paradigmas organizadores do campo psicanalítico: pulsional, objetal e subjetal;

Bibliografia:

CAMPOS, Érico Bruno Viana. A posição singular da psicanálise no campo dos saberes e práticas psicológicas. In: FERREIRA, Arthur Arruda Leal Ferreira (org.). A pluralidade do campo psicológico: principais abordagens e objetos de estudo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010, p. 149-180. (Série Didáticos)

MEZAN, R. O tronco e os ramos: estudos de história da psicanálise. São Paulo: Companhia da Letras, 2015.

Psicólogos.

Erico Bruno Viana Campos
"Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre (2004) e doutor (2009) em Psicologia pela Universidade de São Paulo."


Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre (2004) e doutor (2009) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor universitário e psicoterapeuta de orientação psicanalítica. Atualmente é professor assistente doutor do departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP Bauru, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, em nível de graduação e pós-graduação, sendo líder do grupo de pesquisa do CNPq "Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura", coordenador do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas em Psicanálise (NEEPPSICA) e orientador no programa de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Tem experiência na área de Psicologia e Psicanálise, com ênfase em História, Teorias e Sistemas em Psicologia e Teorias Psicanalíticas, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise (metapsicologia, teoria do desenvolvimento, psicopatologia e teoria da técnica), fenomenologia e existencialismo, fundamentos epistemológicos e históricos da psicologia, metodologia de pesquisa, psicologia do desenvolvimento e saúde mental.


Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Estrutura e Constituição do Campo Psicanalítico Parte 1
  • 2. Estrutura e Constituição do Campo Psicanalítico Parte 2
  • Campo Psicanalítico
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