Dolto e Franceses Contemporâneos

Dolto e Franceses Contemporâneos

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Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre (2004) e doutor (2009) em Psicologia pela Universidade de São Paulo.
Erico Bruno Viana Campos

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Introdução à Psicanálise Pós-Lacaniana - Dolto e Contemporâneos

 Apresentação:

Curso de introdução ao campo teórico-metodológico e aos eixos de problematização da tradição francesa de psicanálise no contexto dos autores pós-lacanianos.

Conteúdo:

Caracterizar o contexto sócio-cultural e desenvolvimento do movimento psicanalítico na França, com destaque para o movimento lacaniano e seus desdobramentos.

Apresentar os eixos gerais de desenvolvimento do campo psicanalítico pós-lacaniano, com destaque para a obra de Françoise Dolto e com indicações das contribuições de Aulagnier, Laplanche e Green.

Caracterizar a proposta de Dolto de trabalho psicanalítico com crianças: o lugar dos pais, a imagem inconsciente do corpo e as castrações simboligênicas.

Definir problemáticas comuns ao campo pós-lacaniano: a pluralidade do significante e a ênfase nos processos de simbolização, o papel da alteridade e a dimensão do originário, a ênfase na sexualidade, e a violência da pulsão e da interpretação.

Bibliografia:

NASIO, Juan-David. Introdução as obras de Freud, Ferenczi, Groddeck, Klein, Winnicott, Dolto e Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. (Coleção Transmissão da Psicanálise)

DOLTO, Françoise.; NASIO, Juan-David. A criança no espelho. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

PINTO, Manoel da Costa (org.). O livro de ouro da psicanálise. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.

 

Psicólogos.

Erico Bruno Viana Campos
"Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre (2004) e doutor (2009) em Psicologia pela Universidade de São Paulo."


Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre (2004) e doutor (2009) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor universitário e psicoterapeuta de orientação psicanalítica. Atualmente é professor assistente doutor do departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP Bauru, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, em nível de graduação e pós-graduação, sendo líder do grupo de pesquisa do CNPq "Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura", coordenador do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas em Psicanálise (NEEPPSICA) e orientador no programa de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Tem experiência na área de Psicologia e Psicanálise, com ênfase em História, Teorias e Sistemas em Psicologia e Teorias Psicanalíticas, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise (metapsicologia, teoria do desenvolvimento, psicopatologia e teoria da técnica), fenomenologia e existencialismo, fundamentos epistemológicos e históricos da psicologia, metodologia de pesquisa, psicologia do desenvolvimento e saúde mental.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Dolto e os contemporâneos franceses.
  • dolto
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