Depressão na Atualidade

Depressão na Atualidade

Baseado em 22 avaliações
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"Adorei a aula e principalmente o assunto. Fiquei com gosto de quero mais, principalmente sobre a clínica da depressão na prática psicanalítica. Sugiro um certificado de pelo menos 2 horas, despendi mais de 2 horas com os vídeos e leitura. Grato"
Hudson Augusto Rodrigues Bonomo
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Aula em vídeo de 1H40 minutos. Acompanha roteiro de aula para ser baixado em formado Word.

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Uma Perspectiva Psicanalítica sobre a depressão na atualidade.

OBJETIVOS

Caracterizar a compreensão das depressões na tradição psicopatológica

Apresentar e problematizar a concepção psiquiátrica corrente sobre as depressões

Problematizar a concepção de uma epidemia de depressão na atualidade

Caracterizar as depressões como sintoma paradigmático do mal-estar na atualidade

Apresentar as bases freudianas de compreensão das depressões

Apresentar e problematizar a concepção da psicopatologia psicanalítica sobre as depressões

Definir o eixo narcísico-melancólico no desenvolvimento da personalidade

Definir as similaridades e diferenças na compreensão das depressões na teorias pós-freudianas

Discutir as implicações clínicas e sociais da perspectiva psicanalítica sobre as depressões

CONTEÚDO

A epidemia de depressão na atualidade

A medicalização do social e a patologização da tristeza

As exigências de performance e consumo na sociedade do espetáculo

A depressão como expressão de um perigoso conluio na retirada do sujeito em voga na atualidade

A relação entre depressão, luto e melancolia: bases freudianas

O eixo narcísico-melancólico na constituição da personalidade

Perspectiva kleiniana sobre as depressões:  a fixação na elaboração da posição depressiva

Perspectiva lacaniana sobre as depressões: inibição do desejo e “covardia moral”

A categorização psicanalítica das depressões: uma sintomatologia sem pregnância estrutural

Desafios na clínica das depressões: a inibição, o vazio e a carência de simbolização

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Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Psicólogos.

Erico Bruno Viana Campos
"Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre (2004) e doutor (2009) em Psicologia pela Universidade de São Paulo."


Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre (2004) e doutor (2009) em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor universitário e psicoterapeuta de orientação psicanalítica. Atualmente é professor assistente doutor do departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP Bauru, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, em nível de graduação e pós-graduação, sendo líder do grupo de pesquisa do CNPq "Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura", coordenador do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas em Psicanálise (NEEPPSICA) e orientador no programa de pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Tem experiência na área de Psicologia e Psicanálise, com ênfase em História, Teorias e Sistemas em Psicologia e Teorias Psicanalíticas, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise (metapsicologia, teoria do desenvolvimento, psicopatologia e teoria da técnica), fenomenologia e existencialismo, fundamentos epistemológicos e históricos da psicologia, metodologia de pesquisa, psicologia do desenvolvimento e saúde mental.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Depressão na Atualidade - Parte 1
  • 2. Depressão na Atualidade - Parte 2
  • Depressão na Atualidade
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