Contrato Terapêutico ou Acordo Terapêutico?

Baseado em 2 avaliações
  • 659 Alunos matriculados
  • 37 Minutos de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos


"Parabéns, muito esclarecedor essa aula. Acredito que é muito bom sempre ouvirmos depoimentos de trabalho terapeutico. Abraços. Telma Ferraz"
Telma Leonor Gomes Ferraz Ferreira
mais avaliações

Aula em Vídeo de 37 minutos. Contém arquivo para ser baixado em PDF. Assista em seu computador, tablet ou smartphone.

Contrato Terapêutico ou Acordo Terapêutico?

            A presente aula nasceu da necessidade que alguns psicólogos têm de entender o significado do contrato terapêutico em psicanálise, assim como suas principais características.

            O setting analítico precisa ter regras. A ordem social e individual só pode se constituir a partir da criação e obediência a regras. O paciente procura o analista para que este o ajude a se organizar internamente. O espaço dentro do qual acontece a terapia, portanto, tem que ser organizado e ter algumas regras claras e determinadas.

            Ao estabelecer o contrato o analista está apresentando ao paciente uma dose de princípio de realidade.

            Mas o contrato, em psicanálise, tem um significado diferente. Na verdade, não deveria chamar-se contrato. Esse nome não faz jus ao que acontece na análise.

            Todo psicanalista sabe que o contrato psicanalítico não é um verdadeiro contrato; e utilizam esse nome sabendo que se referem a algo diferente. Mas e aqueles que não sabem disso?

            Essa aula é destinada a esses profissionais.

Principais dúvidas sobre o acordo terapêutico

  1. No que se baseia o acordo terapêutico?
  2. É indicado assinar um contrato?
  3. De que forma o acordo deve ser apresentado?
  4. Devemos fazer o paciente assinar uma lista de presença?
  5. Devemos exigir pagamento semanal?
  6. Quais itens devem ser abordados no contrato?
  7. É correto cobrar adiantado?

Psicólogos

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo
"Psicólogo CRP 06/70116.. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. "

   

Psicólogo CRP 06/70116. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Saúde UNESP - Bauru. Psicólogo Clínico.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Contrato ou Acordo Terapêutico
  • contrato
Voltar ao topo