Conceitos Piagetianos - Parte 1

Conceitos Piagetianos - Parte 1

Baseado em 10 avaliações
  • 675 Alunos matriculados
  • 01 Hora de duração
  • 3 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"Bom, se o processo de conhecimento se faz com assimilação e acomodação gerando a adaptação, o papel do professor é imprescindível no processo de cognoscente. O professor é o sujeito que fará a "quebra" do conhecimento não acomodável de forma que se encaixe no organismo para provocar as mudanças na estrutura e causar a evolução do organismo do psiquismo/conhecimento. Obrigado, faz muito bem seu papel de "estimulador" do aluno para que a informação possa ser assimilada. Obrigado. E obrigado pelo esclarecimento das dúvidas. "
Jose Geraldo Moreira
mais avaliações

Aula em vídeo de 55 minutos. Acompanha roteiro de aula para ser baixado em formado Word.

Assista em seu computador, Tablet ou Smartphone, onde e quando quiser. A partir do momento da compra você tem 1 ano para assistir esta aula.

Conceitos Piagetianos Parte 1 

  • Qual o objetivo de teoria de Jean Piaget.

  • O que é inteligência para Piaget e de que forma ele ligou Biologia e Conhecimento.

  • A relação entre conhecimento e as estruturas cognitivas (ou seja, a inteligência)

  • O conceito de organização biológica e sua relação com a inteligência.

  • O conceito de adaptação biológica e sua relação com a inteligência.

  • As invariantes do funcionamento da inteligência: Assimilação e Acomodação.

  • Se assimilação não significa entender um conteúdo, o que é a assimilação?

  • O que exatamente significa a acomodação e qual sua relação com a assimilação?

  • Qual a diferença entre função e estrutura na obra de Piaget?

  • Para Piaget, existe psiquismo fetal?

Psicólogos, pedagogos e educadores.

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo
"Psicólogo CRP 06/70116.. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. "

   

Psicólogo CRP 06/70116. Psicólogo Clínico. Psicanalista. Membro Filiado ao Instituto de Psicanálise "Durval Marcondes" da SBPSP. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Saúde UNESP - Bauru. Curador e docente do setor de Ensino a Distância da Livraria do Psicanalista. Coordenador do curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Autor do Livro "Vínculo mãe-bebê e conflitos edípicos em crianças com psoríase - um estudo de psicossomática psicanalítica", editado pela Zagodoni Editora. 

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Conceitos Piagetianos Parte 1
  • 1. A tendência à organização (Piaget) tem algo a ver com o princípio de prazer de Freud?
  • 2. O trabalho do professor pode ser equiparado ao processo de assimilação?
  • Conceitos Piagetianos - Parte 1
Voltar ao topo