Conceitos Piagetianos - Parte 1

Conceitos Piagetianos - Parte 1

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"Ótima aula! Muito bem conceituada a teoria."
Maíra Martins
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Conceitos Piagetianos Parte 1 

  • Qual o objetivo de teoria de Jean Piaget.

  • O que é inteligência para Piaget e de que forma ele ligou Biologia e Conhecimento.

  • A relação entre conhecimento e as estruturas cognitivas (ou seja, a inteligência)

  • O conceito de organização biológica e sua relação com a inteligência.

  • O conceito de adaptação biológica e sua relação com a inteligência.

  • As invariantes do funcionamento da inteligência: Assimilação e Acomodação.

  • Se assimilação não significa entender um conteúdo, o que é a assimilação?

  • O que exatamente significa a acomodação e qual sua relação com a assimilação?

  • Qual a diferença entre função e estrutura na obra de Piaget?

  • Para Piaget, existe psiquismo fetal?

Psicólogos, pedagogos e educadores.

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo
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Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo CRP 06/70116 Psicólogo. Psicanalista Membro Filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP Bauru. Fundador e docente do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Fundador da Livraria do Psicanalista. Curador do Projeto de Ensino a Distância da Livraria do Psicanalista. Autor do Livro “Vínculo mãe-bebê e conflitos edípicos em crianças com Psoríase – um estudo de Psicossomática Psicanalítica, publicado pela Editora Zagodoni. Coordenador do Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru.


Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Conceitos Piagetianos Parte 1
  • 1. A tendência à organização (Piaget) tem algo a ver com o princípio de prazer de Freud?
  • 2. O trabalho do professor pode ser equiparado ao processo de assimilação?
  • Conceitos Piagetianos - Parte 1
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