Comunicação Não Verbal na Clínica

Baseado em 2 avaliações
  • 596 Alunos matriculados
  • 01 Hora de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos


"Ótima"
Mitchel Oliveira da Silva
mais avaliações

Aula em vídeo de 1h45 minutos. Acompanha roteiro de aula para ser baixado.

Assista em seu computador, Tablet ou Smartphone, onde e quando quiser. A partir do momento da compra você tem 1 ano para assistir esta aula.

A Comunicação Não Verbal na Clínica Psicanalítica

Referência bibliográrica

A escuta psicanalítica – métodos, limites e inovações. Editora Blucher. Salman Akhtar.

Os 16 exemplos clínicos apresentados nessa aula estarão relacionados  aos conceitos de comunicação não verbal, acting in e enactment.

Comunicação não verbal

- A ideia de que o paciente se comunica de outras formas além de palavras está presente desde os primórdios da psicanálise.

-Nos estudos sobre a histeria Freud, em uma passagem, dá especial atenção às feições da Sra. Emmy Von N. na primeira vez que a viu, deitada num sofá (tensa, pesarosa, etc.).

-Em várias passagens do Homem dos Ratos, de 1909, Freud menciona as expressões faciais do paciente.

- Em 1917 Freud interpreta a ação de um paciente que deixa a porta da sala de espera aberta como se dissesse que acredita que o analista não receberá outros pacientes.

- Em recordar, repetir e elaborar Freud diz que o paciente não recorda que era crítico com os pais, mas se comporta dessa forma com o analista.

- Analistas pós freudianos continuaram a dar importância à comunicação via ação. Foram muitos os que estudaram e enfatizaram a comunicação não verbal na clínica.

Acting in

- Expressão criada para diferenciar ações que ocorrem dentro da sala de análise (acting in), das que ocorrem fora (acting out).

- É uma ação no lugar de um processo de pensamento.

- Algo é colocado em ação ao invés de palavras.

- Pode ser, portanto, uma forma de resistência.

- Mas pode ser também a única forma de algo irrepresentável vir à tona.

Enactement

- É um termo popular na clínica contemporânea.

- Pode significar uma atuação da dupla.

- Um ponto central de enactment parece ser o fato dele parecer algo real e normal, quando está no lugar de fantasias inconscientes.

Os exemplos clínicos apresentados na aula serão divididos de acordo com o momento em que aparecem no atendimento clínico, conforme itens abaixo:

  • enquanto organiza a primeira sessão.

  • quando o paciente chega para a primeira sessão,

  • durante a consulta inicial.

  • durante a fase inicial da análise,

  • durante a fase intermediária da análise, e

  • durante a fase de término da análise.


1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Psicólogos.

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo
"Psicólogo CRP 06/70116.. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. "

   

Psicólogo CRP 06/70116. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Saúde UNESP - Bauru. Psicólogo Clínico.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Comunicação não verbal na clínica psicanalítica
  • Comunicação não verbal
Voltar ao topo