Comunicação Não Verbal na Clínica Psicanalítica
- 675 Alunos matriculados
- 01 Hora de duração
- 1 Aulas
- 1 Módulos
- 1 Avaliação
- Certificado de conclusão
Obtenha acesso a este e outros cursos
Aula em vídeo de 1h45 minutos. Acompanha roteiro de aula para ser baixado.
Assista em seu computador, Tablet ou Smartphone, onde e quando quiser. A partir do momento da compra você tem 1 ano para assistir esta aula.
A Comunicação Não Verbal na Clínica Psicanalítica
Referência bibliográrica
A escuta psicanalítica – métodos, limites e inovações. Editora Blucher. Salman Akhtar.
Os 16 exemplos clínicos apresentados nessa aula estarão relacionados aos conceitos de comunicação não verbal, acting in e enactment.
Comunicação não verbal
- A ideia de que o paciente se comunica de outras formas além de palavras está presente desde os primórdios da psicanálise.
-Nos estudos sobre a histeria Freud, em uma passagem, dá especial atenção às feições da Sra. Emmy Von N. na primeira vez que a viu, deitada num sofá (tensa, pesarosa, etc.).
-Em várias passagens do Homem dos Ratos, de 1909, Freud menciona as expressões faciais do paciente.
- Em 1917 Freud interpreta a ação de um paciente que deixa a porta da sala de espera aberta como se dissesse que acredita que o analista não receberá outros pacientes.
- Em recordar, repetir e elaborar Freud diz que o paciente não recorda que era crítico com os pais, mas se comporta dessa forma com o analista.
- Analistas pós freudianos continuaram a dar importância à comunicação via ação. Foram muitos os que estudaram e enfatizaram a comunicação não verbal na clínica.
Acting in
- Expressão criada para diferenciar ações que ocorrem dentro da sala de análise (acting in), das que ocorrem fora (acting out).
- É uma ação no lugar de um processo de pensamento.
- Algo é colocado em ação ao invés de palavras.
- Pode ser, portanto, uma forma de resistência.
- Mas pode ser também a única forma de algo irrepresentável vir à tona.
Enactement
- É um termo popular na clínica contemporânea.
- Pode significar uma atuação da dupla.
- Um ponto central de enactment parece ser o fato dele parecer algo real e normal, quando está no lugar de fantasias inconscientes.
Os exemplos clínicos apresentados na aula serão divididos de acordo com o momento em que aparecem no atendimento clínico, conforme itens abaixo:
enquanto organiza a primeira sessão.
quando o paciente chega para a primeira sessão,
durante a consulta inicial.
durante a fase inicial da análise,
durante a fase intermediária da análise, e
durante a fase de término da análise.
Psicólogos.
Psicólogo CRP 06/70116. Psicólogo Clínico. Psicanalista. Membro Filiado ao Instituto de Psicanálise "Durval Marcondes" da SBPSP. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Saúde UNESP - Bauru. Curador e docente do setor de Ensino a Distância da Livraria do Psicanalista. Coordenador do curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Autor do Livro "Vínculo mãe-bebê e conflitos edípicos em crianças com psoríase - um estudo de psicossomática psicanalítica", editado pela Zagodoni Editora.
Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado:
- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC?
Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante.
Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior.
Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação.
- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM?
Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.
(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)
Conteúdo Programático
- 1. Comunicação não verbal na clínica psicanalítica
- Comunicação não verbal
Você pode ampliar seu conhecimento
Assine um plano e tenha acesso a este e outros cursos. Aprenda muito mais.
Assinatura Anual Clube do Psicanalista 12x de R$ 30 ,00