Perda e Luto - as 4 fases.

Perda e Luto - as 4 fases.

Baseado em 21 avaliações
  • 643 Alunos matriculados
  • 01 Hora de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos


"Excelente! A Dra. Renata expôs seu trabalho de maneira muito clara, com uma expressão de fácil entendimento e assimilação. Atinge a todos os públicos. Realmente, muito edificante e esclarecedor. Para o profissional da saúde mental é indispensável o entendimento do fenômeno luto, a definição das fases e as diversas formas de reação do enlutado. Aguardarei novos trabalhos da Dra. Maria Renata Machado Coelho. Muito obrigado! "
Antonio Marcos Vanzeli
mais avaliações

Aula em vídeo de 54 minutos. Acompanha roteiro de aula para ser baixado.

Assista em seu computador, Tablet ou Smartphone, onde e quando quiser. A partir do momento da compra você tem 1 ano para assistir esta aula.

Bibliografia

                   

                                                PERDA E LUTO: 4 FASES

RESUMO DA AULA

Dra Maria Renata Machado Coelho

                                              Bibliografia Geral

  • LUTO - ESTUDOS SOBRE A PERDA NA VIDA ADULTA . Colin Murray Parkes. Summus, 1998.

  • PERDA - TRISTEZA E DEPRESSÃO (VOLUME III) . Jonh Bowlby. Martins Fontes, 2004.

                         Aspectos psicológicos do luto

  • O luto: é a perda de algo ou alguém significativo.

  • Não está relacionado sempre à perda por morte.

  • Exemplos de luto: aposentadoria, envelhecer, mudar de cidade, perder um amigo, às vezes terminar a faculdade, terminar um ciclo. Toda mudança também está ligada a um processo de luto.

                           Teorias que abordam o luto

  • A Teoria Psicanalítica: que embasou o conhecimento sobre o assunto, a famosa obra de Freud “ Luto e Melancolia”.

  •  A Teoria Comportamental Cognitiva : estresse pós – traumático.

  • A Teoria do Apego foi criada pelo John Bowlby que estuda os efeitos da privação materna e a partir daí estabelece as fases do luto diante da perda.

  •              Teoria na qual nos embasamos

  • A Teoria do Apego

  • Para  Bowlby  o luto do adulto ou adolescente, é o mesmo processo que sofre a criança  na ausência materna. Para o autor, estar próximo a outro ser humano é vital para  a sobrevivência biológica e  psíquica. Esta é a base da Teoria do Apego. Bowlby define a personalidade como sendo formada pela busca da proximidade com o  outro, pela vinculação; então nós vivemos e sobrevivemos por esta vinculação, pelo contato com o outro

  • As fases do luto seriam então, as mesmas da separação mãe-bebê (como experiência primária da necessidade vital do contato e consequente risco pela separação) .

                                                     

As quatro fases do luto

1ª  FASE: Desorientação, Torpor, Negação e Isolamento.

 Momento de grande confusão. O enlutado fica perdido diante da dor que desestrutura, não “sabe” o que sentir ou responder. Está muito presente neste processo a negação. Negação e Isolamento funcionam como uma estratégia psíquica e social de proteção.

2ª  FASE: Anseio e Busca da figura perdida.

 Bowby diz que existe uma explicação biológica para essa fase: a procura, o choro são mecanismos adaptativos de tentativa de recuperação da vinculação da figura perdida.

3ª  FASE : Dor Profunda e Desespero.

 Este é o momento em que o vazio deixado por ele no grupo social e na família fica mais delineado, mais definido.  Fase de intensa dor ,marcada muitas vezes por desmotivação apatia e depressão, que são sentimentos que podem levar tanto ao isolamento quanto a distúrbios psicossomáticos.

 4ª FASE : Reorganização e Re-elaboração.

Pode ocorrer em média, dois anos após a morte (podendo variar bastante). Fase final do processo de elaboração, na qual o enlutado está pronto para “reinvestir em outro objeto”, conforme a psicanálise. A vida vai sendo re-organizada (assim como o espaço interno) e já cabem novos projetos.

           

                                   Luto disfuncional

Luto ausente;Luto postergado; Luto cronificado .

                                   Outro tipo de luto

Luto antecipatório


1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Psicólogos.

maria renata machado coelho
""


Psicóloga clínica na área Individual, Casal, Família e Luto. Doutora e especialista em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestra em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo . Ex- professora da Unesp e Mackenzie, atua também como Supervisora Clínica no pós graduação do Instituto da Família- FTSA (Londrina).

Publicou, entre outros :” Manual de Orientação Familiar Sistêmica: o projeto papo família na comunidade”. Berthoud, Coelho, M. R. M. V. P. (Org.). Taubate: Casa Cultura, 2011 e

“Ensaios sobre formação e rompimento de laços” Coelho, M. R. M. V. P.; Bromberg, M. H. ; Berthoud, C. Cabral Editora Universitária, 1998.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Perda e Luto - As quatro fases.
  • Luto e perda
Voltar ao topo