Adolescente de Difícil Acesso

Baseado em 1 avaliações
  • 658 Alunos matriculados
  • 40 Minutos de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos


"Aprendemos, pequenos detalhes que fazem a diferença na hora do antendimento"
JAQUELINE DIMBARRE
mais avaliações

Aula em vídeo de 1 hora. Acompanha roteiro de aula.

Assista em seu computador, Tablet ou Smartphone, onde e quando quiser. A partir do momento da compra você tem 1 ano para assistir esta aula (caso compre assinatura o prazo é o da sua assinatura).

Adolescente de Difícil Acesso - 12 Dicas

Alguns adolescentes são muito difíceis de atender, pelo seguinte motivo: são extremamente defendidos. Não se abrem, não falam, ou seja, não se vinculam ao analista.

Como proceder com esse tipo de paciente?

Na presente aula o professor Guilherme dará algumas sugestões sobre o que deve ser feito no início do atendimento com pacientes assim.

  • O objetivo do tratamento com esse tipo de paciente. 
  • É fundamental que o analista entenda que a finalidade do tratamento com adolescentes assim se desloca imediatamente de lugar. Se o analista não entender isso será impossível seguir as sugestões que serão dadas. Ou o terapeuta aceita que o foco do tratamento mudou de lugar ou vai falhar, vai perder o paciente.
  • Mas que objetivo é esse?
  • Ilustração do tema por meio de uma comparação com o conto árabe As Mil e Uma Noites.
  • A questão do trauma nesses pacientes.

No início do trabalho com esses pacientes o objetivo de cada sessão é conseguir fazer com que o adolescente compareça à sessão seguinte. Esqueça as interpretações, esqueça as buscas por melhoras rápidas, esqueça a angústia dos pais por resultados: procure só, única e exclusivamente fazer com que o paciente volte nas próximas consultas. É preciso antes de tudo criar um vínculo afetivo com o paciente. Sem vínculo não há análise, e se tentar fazer outra coisa o paciente vai desistir.

Serão oferecidas 12 dicas para se alcançar esse objetivo.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Psicólogos.

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo
"Psicólogo CRP 06/70116.. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. "

   

Psicólogo CRP 06/70116. Sócio e fundador da Livraria do Psicanalista e do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Saúde UNESP - Bauru. Psicólogo Clínico.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. O Adolescente de Difícil Acesso
  • adolescente difícil
Voltar ao topo